quarta-feira, 18 de novembro de 2015

RESENHA: João e Maria

O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria.
Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.

Não me recordo exatamente do conto dos Irmãos Grimm, mas não notei grandes diferenças no escrito pelo Gaiman, o que me decepcionou um pouco. Achei que ia ter diferenças mais palpáveis, além do fato da bruxa ser uma senhora idosa.

Mesmo assim, gostei da narrativa e da simplicidade na condução da história. O conto se inspira e combina perfeitamente com as ilustrações do Lorenzo que são bastante obscuras, o que deu um toque mais assustador ao conto.

Sobre a edição, só posso elogiar. A capa dura simples, mas totalmente de acordo com o texto, unida as ilustrações em página dupla torna a edição belíssima. E os textos complementares no final da edição contando um pouco de como surgiu a história original só enriquecem a edição.

Não vou me prolongar na resenha, porque o conto realmente é curtinho e menos de meia hora basta para terminá-lo. Um livro de uma história já muito conhecida, mas com uma edição daquelas que se quer ter na estante.


Sobre o livro:
ISBN: 9788580577761
Autor: Neil Gaiman
Ilustrações: Lorezno Mattotti
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 56

Nenhum comentário: