quinta-feira, 16 de julho de 2015

RESENHA: Apenas um dia

A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

É uma história sobre amadurecimento e crescimento. É hora de entender quem é, o que quer da vida, quais são seus objetivos ou pelo menos as coisas que te interessam e o envolvimento da Allyson com o Willem é o estopim para essa fase dela. Afinal, quem não gostaria de ser outra pessoa mesmo que por um dia?

Senti algumas coisas bem contraditórias: ora entendia perfeitamente a Allyson, ora ficava revoltada com as atitudes dela, achando que deveria ser mais determinada, mais forte (sentimentos próprios de uma adolescente que sempre teve objetivos e não suportava ver alguém só seguir a vida). Só que ela está experimentando pela primeira vez as consequências de não seguir os planos da mãe: o quão libertador isso pode ser e como igualmente assustador é. Então, fui me acostumando a ver a luta interna pela qual ela passa. 

As mudanças que ela vai sofrendo com certeza garantiram as melhores partes do livro. Como todas as suas ações eram de acordo com a vontade dos seus pais, Allyson passa por um processo cheio de erros e acertos, além de um processo longo de cura e aceitação até encontrar um possível caminho em busca dela mesma. Isso não só fica perceptível na sua forma de agir, mas também nas amizades que ela começa a cultivar.

A leitura de "Apenas um dia" é fácil, cativante e fluida. Cheia de referências a vários lugares do mundo, e principalmente a literatura com ênfase em Shakespeare. Impossível não ler e ficar com uma vontade enlouquecida de viajar assim como é impossível não morrer de inveja do Willem e da Allyson. E o final, no mínimo, te fará querer saber o que vai acontecer. Eu pelos menos estou doida para saber.

Sobre o livro:
ISBN: 9788581634500
Autora: Gayle Forman 
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 384

Nenhum comentário: