domingo, 14 de junho de 2015

RESENHA: Não pare! (Não pare! #1)

Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. 
E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! 
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?
É chegada a hora da verdade.

O ponto forte do livro com certeza é a realidade que a Pepper cria. Logo que conhecemos a Nina muitas teorias com certeza se passam na nossa cabeça, mas acho que ninguém imaginava algo assim, eu pelo menos nem cheguei perto. É bem interessante ver que a origem de alguns personagens justificam bastante suas atitudes.

Gosto do fato de nenhum personagem ser exatamente quem parece e nos deixar na dúvida sobre suas personalidades foi um atrativo bem vindo e me deixava sempre questionando: é desse jeito mesmo? O que ele está falando é verdade?

Não é difícil simpatizar com a Nina. Sua vida é bem solitária, sua mãe é bem controladora e elas constantemente mudam de país impedindo que ela crie raízes e fortaleça amizades. Como qualquer pessoa, principalmente uma adolescente, ela reclama bastante sobre isso. Sabemos mais sobre sua condição ao chegar ao fim do livro e aí sim entendemos sua mãe, mas dá para perceber que não é tudo: ainda tem algumas coisas a serem explicadas e descobertas. 

A minha parte nada romântica se incomodou bastante com o desenvolvimento dos interesses amorosos da Nina. Claro que não posso deixar de lado sua fragilidade emocional diante de acontecimentos horríveis recentes e sua idade, mas ainda sim, senti que seus sentimentos românticos eram um tanto superficiais. Como são três livros, acho que a autora poderia ter trabalhado melhor essa parte, sem correria. Também me incomodou o desenvolvimento de algumas cenas e a relativa facilidade que Nina conseguia fazer determinadas coisas. 

Sobre a diagramação, a editora Valentina caprichou como sempre. A capa ficou muito bonita e os detalhes gráficos tanto na numeração das páginas quanto no início dos capítulos dão um charme a parte.

É um livro com bastante mistério e muitas reviravoltas. Surpresas não vão faltar e a autora tem uma boa narrativa deixando a leitura bastante fluida, mas os pontos que eu não curti pesaram bastante na minha opinião. O livro não é ruim, só não funcionou tão bem para mim. Acho que tinha muita expectativa e isso acabou atrapalhando a leitura, mas ainda continuo curiosa sobre o que acontecerá com a Nina, principalmente pela forma como o livro terminou. Recomendo que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões. A FML Pepper merece.

Sobre o livro:
ISBN: 9788565859660
Série: Não pare!
Volume: 01
Autora: FML Pepper
Editora: Valentina
Ano: 2015
Páginas: 280


Um comentário:

  1. Leia, Dom Dom. Acho seriamente que minha velhice (kkkkk) me impediu de gostar do livro tanto quanto a maioria das pessoas...

    ResponderExcluir