terça-feira, 2 de dezembro de 2014

RESENHA: Olhos de raposa

A Coleção Pedaços de Vida apresenta a biografia do olhar paterno. Nas crônicas temos Fabrício Carpinejar às voltas com os filhos Mariana e Vicente. São memórias da vida com os filhos, dos sentimentos despertados pela paternidade. 

Eu nunca tinha lido nada do Fabrício Carpinejar (eu sei, sou uma pessoa atrasada), então foi uma surpresa pra mim gostar tanto de "Olhos de raposa", já que não sou a pessoa que mais lê e admira crônicas. Obviamente não falarei de todas, mas sim das que mais me chamaram a atenção.

"Constrangendo de ternura" foi uma das crônicas que mais me emocionei e o Carpinejar mostra sua ligação com a filha Mariana de uma forma tão bonita e sincera que foi impossível não terminar de ler com os olhos ardendo.

"A bolha coletiva" fala do protecionismo que acomete os pais de hoje. Achei lindo porque reconheci no texto coisas que primos menores de 10 anos e minha afilhada passam (até mesmo por culpa minha): aquele momento que o pais protegem tanto que tiram a experiência de crescimento, o aprender que o cair e levantar nos trás.


"O primeiro gol de meu filho" foi divertido e belo ao mesmo tempo, com o Carpinejar admitindo que se transformou em um pai treinador e como quase estragou a experiência do filho Vicente.

A felicidade é o assunto principal da crônica "Fábula infantil para adultos". Achei interessante como ele demonstra que fazer as outras pessoas felizes não quer dizer necessariamente ser feliz também. Claro que se tem uma parcela de satisfação, mas ainda sim pode não ser o suficiente.

E por fim "Olhos de raposa" que dá nome ao livro e fala sobre saudade e é meu preferido, pois me identifiquei muito e me emocionei na mesma proporção.

O livro faz parte da coleção "Pedaços de Vida" que fala um pouco da vida familiar do autor. Para deixar tudo ainda mais bonito temos algumas ilustrações de Ana Pez. Como disse no começo da resenha, foi meu primeiro livro do Carpinejar e eu realmente gostei da sua escrita e da perspectiva dele sobre coisas tão simples, mas que podem nos trazer grandes lições. Com certeza vou ler mais livros do autor.

Sobre o livro:
ISBN: 9788566470451
Coleção: Pedaços de Vida
Autor: Fabrício Carpinejar
Editora: Edelbra
Ano: 2014
Páginas: 128

Um comentário:

  1. Adorei este livro. É diferente e divertido pelo que estou vendo. Vou experimentar ler. Quem sabe me agrade também? Valeu a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir