segunda-feira, 17 de março de 2014

RESENHA: A marca de Atena (Os heróis do Olimpo #3)

"Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy - após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz. Os problemas de Annabeth não param por aí - ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela? O maior medo de Annabeth, no entanto, é que Percy tenha mudado. E se ele já estiver habituado demais aos costumes romanos? Será que ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para liderar; no entanto, também sabe que nunca mais vai querer viver sem o Cabeça de Alga."


Eu admito: a Annabeth é minha personagem favorita. Fiquei tão feliz por finalmente ter o ponto de vista da filha de Atena! Sempre quis saber quais seriam seus pensamentos na série Percy Jackson e os Olimpianos, e já que não rolou, me contentei em apreciar seus pensamentos nessa nova aventura.

A interação entre Percy e Annabeth é destaque, mas os outros personagens também são bem explorados. O Leo é, dos apresentados nessa nova série, o personagem que mais gosto. Senso de humor, inteligência e coragem em um único personagem. Piper é a personagem que menos me agrada. Embora goste dela, acho que o seu ponto de vista é o que reserva mais dúvidas sobre si mesma, mas que geralmente está ligada a seu relacionamento com Jason.

O ritmo dessa série "Os heróis do Olimpo" é, para mim, um pouco mais devagar que Percy Jackson, mas eu sinto que conheço mais da história quando comparo a antecessora. A leitura pode ter ficado mais lenta, mas o conhecimento e apreensão quanto a história principal aumentou e me senti mais tentada a observar os detalhes e fazer certas ligações entre acontecimentos e personagens.

Referências a série "Percy Jackson e os Olimpianos" são recorrentes e se antes não parecia ser tão necessário ter lido os livros dela para entender os acontecimentos de "Os heróis do Olimpo", agora acho imprescindível. Afinal, Percy, Annabeth e Nico aparecem bastante e é impossível que não façam menção aos acontecimentos da série anterior.

Da série "Os heróis do Olimpo", esse foi o livro que mais gostei e que me deixou mais animada com o enredo e que melhor desenvolveu os personagens. O Rick Riordan está se especializando em nos deixar loucos por seus livros e terminou "A marca de Atena" em um momento especialmente cruel e me fez gritar quando li. Foram mais de seis meses aguardando ansiosa "A casa de Hades", mas isso é assunto para outra resenha.

Sobre o livro:
A marca de Atena
ISBN: 9788580573107
Série: Os heróis do Olimpo
Volume: 03
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 480
Booktrailer:

4 comentários:

  1. Me deu um pouco mais de vontade de continuar com essa série, mas ainda não cheguei ao ponto de me animar completamente. Espero que essa animação apareça, já que aconteceu a mesma coisa comigo em relação à série dos Olimpianos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não comecei a ler essa série, mas são tantos elogios que não vejo a hora de começar.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito quando li este livro. As aventuras e seres mitológicos continuam me deixando cada vez mais apaixonada por esta série. não tenho do que me queixar. Amando. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. É ótimo quando os volumes lançados vão superando seus anteriores, né?!?! Mostra que o autor está com o total domínio de sua trama. Agora é torcer para que os próximos superem esse também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir